Harry Potter e a Pedra Filosofal

Só uma palavra: FINALMENTE.

Olá meus amores, como você estão? Por aqui tudo ótimo, muita correria como sempre, mas isso quer dizer que tem coisa boa vindo ai, aguardem.
Terça-feira, dia de resenha literária aqui no nosso cantinho e a palavra finalmente tem seu motivo. Depois de muitos acharem que eu ia começar a parte de resenhas aqui no blog com a minha saga preferida da vida, e isso não acontecer, ela finalmente apareceu por aqui depois de algumas terças-feiras.

Eu tenho que deixar claro que essa é uma resenha diferente pra mim por que eu carrego um peso enorme em fazer resenha de qualquer livro da saga Harry Potter, e eu vou tentar colocar aqui todo o meu amor por essa história, por que sim, existem centenas de resenhas dos livros de Harry Potter por ai, e talvez a minha venha a ser só mais uma, só que a maioria das resenhas são guiadas, focadas na história e não transmitem o que a pessoa realmente sentiu ao ler os livros ou um livro apenas, e é exatamente o contrário disso que eu quero fazer. Meu amor pela saga é assumidíssimo e vou tentar ao máximo transparecer isso aqui. Vamos lá?

Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K Rowling, publicado no Brasil pela Editora Rocco.

Primeiro livro de uma saga com sete, Harry Potter e a Pedra Filosofal conta a história de um bruxo, que bem, não sabia que era bruxo. Confuso? Calma!
Harry Potter, o nosso queridinho da vez( nem tanto), é órfão e mora com seus tios e seu primo, sendo sua tia, irmã de sua falecida mãe, Lilian Potter.

Lilian Potter descobriu ser uma bruxa aos onze anos quando recebeu sua carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que é com a idade que os jovens bruxos recebem sua carta para se juntar a escola de bruxaria mais segura do mundo. Ou que era pra ser, pelo menos. Lilian se casa com Tiago Potter, que conhece também em Hogwarts, e alguns anos mais tarde vem a ser pai de Harry Potter.

No meio dessa história linda de amor e magia...PAUSA PARA A MÚSICA QUE NÃO PÔDE DEIXAR DE VIR A MENTE: Uma história de amoor, de aventura e de magia... Ai, Sandy e Junior já tem carta registrada aqui no blog né? Enfim, voltando...
No meio disso tudo, existe um bruxo que leva muito a sério aquelas histórias sobre magia negra e a parte não tão linda de amor e magia, nosso vilão da vez: Lord Voldemort. Que em uma noite que deveria ser apenas mais uma na vida dos Potter, invadiu e assassinou Lilian e Tiago Potter, deixando apenas o recém-nascido Harry Potter, que se torna o nosso Garoto que Sobreviveu.

Quando completa seus onze anos, Harry recebe sua carta, ou melhor, VÁRIAS cartas, até que finalmente ele consegue ir para Hogwarts. Ao contrário da maioria dos alunos que sabem da sua ascendência e se preparam durante anos para a escola, aquele era um mundo absolutamente novo para Harry, que fora privado de sua verdadeira história por seus tios que não aceitavam toda aquela história de magia, e automaticamente então, não sabia nada sobre tal mundo.

Nessa pequena jornada, Harry conhece aqueles que virão a ser seus companheiros inseparáveis durante todo o tempo, Hermione Granger e Rony Weasley.

Hermione Granger é uma nascida trouxa, ou seja, nascida de pais que não são bruxos. Ela vem a sofrer alguns maus bocados por isso em Hogwarts, mas nada que nossa gênia mais querida do universo da magia não tenha dado conta.

Rony Weasley vem de uma família bruxa tradicional, não de uma família rica, mas sim, todos bruxos. Seu pai trabalha no Ministério da Magia, e sua mãe, a mãe mais amável dessa saga, fica em casa tomando conta de seus, PASMEM, SETE FILHOS. É gente bruxa pra não acabar mais. E detalhe, são todos uns queridos. Um narizinho empinado aqui, mas nada que não possamos dar conta.

E claro, como nem tudo é um mar de flores para Harry, que já não começa a história muito bem, ele encontra inimigos e coisas muito perigosas logo de cara. Uma delas é Draco Malfoy. PAUSA PARA MOMENTO DESABAFO: Minha relação com o Draco é de um amor sem igual, quem leu ou pretende ler os livros, sabe que Draco foi o garoto que não teve escolhas, o garoto que lutou para proteger sua mãe e foi até o fim, fazendo tudo que lhe era direcionado. Muitas vezes Draco é julgado pela casa a qual pertence em Hogwarts, por sua família, por seu jeito no início da saga, mas as pessoas não veem o quanto ele amadureceu e o quanto seu coração é enorme e que ele merecia o perdão de todos.

O primeiro livro é uma descoberta, Harry vai descobrindo um mundo novo, um mundo ao qual ele devia ter pertencido desde que nasceu, conhece pessoas nas quais ele sabe que pode confiar e em outras nem tanto, enfrenta desafios contra aquele que tentou lhe matar logo de cara, mas mesmo assim, para uma criança de onze anos, ele leva tudo com uma garra muito forte e muita determinação.
Agora, explicando o por que do meu nem tanto quando eu disse queridinho da vez lá encima. Apesar da saga ser SOBRE ELE, apesar dele ser o personagem principal, (óbvio), Harry nunca me desceu tão bem, quem me conhece sabe disso, eu gosto dele e tudo mais, mas ele não chega nem no meu TOP5 de favoritos da saga, coisas da vida meus amores, mas sei que existem pessoas que se identificam com isso também, enfim.

Harry vai amadurecendo e crescendo durante sete livros, e com ele todas as outras pessoas que ele conhece. Algumas se vão no meio do caminho, afinal, perdas são algo previsíveis nesse livro e em todos, considerando que já começamos com as mortes de dois personagens importantes, isso mostra que a autora não vem de brincadeira né. Mas é muito legal acompanhar esse crescimento de todos, olhando a forma como eles lidam com as coisas e os desafios que lhe são impostos, a saga não é apenas sobre magia, ela trata de amizade, amor, família, convivência, concessão, várias coisas que precisamos para nossa vida, e uma coisa que eu amo nessa saga quando se trata de amor é que durante ela toda acontecem relacionamentos, tanto de amizade quanto namoros, casamentos, e são amores fortíssimos, mas em nenhum momento é citado aquelas três palavrinhas mágicas: eu te amo.
Tem amor de mãe, amor de amigo, amor de família, amor de conhecido, enfim, de tudo, mas em nenhum momento alguém diz eu te amo para outra pessoa, e mesmo assim conseguimos notar isso durante todos os livros.

Bom meus amores, eu espero que vocês tenham gostado, eu quis falar mais livremente sobre esse livro por que já me considero íntima dele, afinal são tantos anos e Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o meu primeiro livro da vida, então tenho um amor e carinho imenso por essa história. Assim eu termino a maior resenha já feita aqui no blog por enquanto, eu espero que vocês leiam, que vocês se aventurem nesse mundo incrível que é o desses livros, e por favor, não julguem os livros pelos filmes, por favor, por mim!

É isso meus amores, um beijão e até a próxima ♥



Comentários

Postagens mais visitadas