Um Dia.

Um Dia de David Nicholls, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Um dia é de longe um dos meus livros preferidos do mundo todo, e por isso ele está entre os livros que decidi resenhar aqui no blog.
A história gira em torno de dois personagens principais: Emma e Dexter! Meus xodós da literatura.
O livro começa no dia 15 de julho de 1998, onde os dois iniciam uma amizade forte e criam laços fortíssimos entre si, apesar de tão diferentes e com concepções de vida muito distintas uma da outra, os dois se tornam melhores amigos, e então, temos um encontro marcado com Em e Dex, todo 15 de julho durante 20 anos.

Apesar de serem melhores amigos, em alguns 15 de julho podemos ver que a situação entre os dois não está tão boa quanto queríamos. No decorrer do livro sofremos junto com os personagens, e principalmente com Em, pois Dex em um determinado ponto da história, se perde do seu foco e isso acaba o afastando de Em, que sofre mais do que deveria por ele.

O fato de acompanhar a vida de ambos apenas uma vez no ano, não tira aquela sensação gostosa que temos de estar sempre com os personagens. Emma é muito intensa durante todo o livro, apesar de ser bem decidida e saber o que quer, as vezes ela se perde em seus próprios pensamentos, e você se vê confuso junto com ela, torcendo por suas conquistas e chorando junto suas mágoas.

O livro não trata apenas de romance, é claro que ele existe ali e isso é inegável, mas ele nos trás lições de vida importantíssimas, e uma das que eu mais considero e acho que é um excelente motivo para o livro ser lido, é a relação de Dex com sua mãe doente. É muito intenso e único, e nos mostra uma experiência de vida que poderíamos trazer para nossas próprias vidas.

Em determinados pontos do livro, nos perguntamos: ''Ah, e se tivesse feito isso? Ou decidido optar por aquilo?'' E ai percebemos que não fazemos essas perguntas para as escolhas dos personagens, e sim para nossas próprias escolhas. O livro nos faz refletir sobre nossas decisões, sobre como cada uma delas afeta nosso futuro, seja daqui um ou vinte anos. Ele nos faz pensar.

Emma e Dexter são dois personagens muito fortes da literatura, dois personagens em que podemos nos espelhar para determinadas ações. Podemos nos basear em suas formas de vida, trazendo para as nossas o que devemos ou não fazer. Eu não tenho palavras suficientes para descrever o quão bom é Um Dia, e o quanto eu recomendo ele a todos. E nele tem uma frase, com a qual eu gostaria de encerrar essa resenha, que eu gosto muito e tenho certeza que todos podem refletir um pouquinho com ela:

''Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente''.





Comentários

Postagens mais visitadas