As Vantagens de ser Invisível

As Vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky, lançado no Brasil pela Editora Rocco.

As Vantagens de ser Invisível reúne as cartas de Charlie, que durante todo o livro conta sua história.
Charlie é um garoto doce que na infância viveu momentos traumáticos, como as vezes em que sua Tia Helen lhe molestava sexualmente e posteriormente sua trágica morte, tornando-se essas as prováveis razões para Charlie ficar mentalmente mal.
O livro mostra a vida de Charlie a partir de sua entrada no Ensino Médio onde conhece Patrick e Sam, que são meio-irmãos. Antes sem amigo algum, Charlie encontra uma nova vida ao lado de Patrick e Sam, que o ajudam a sair do seu mundo de alucinações.
Sam é como uma mãe para o grupo, sempre preocupada com todos, delicada, doce e muto diferente dos demais, ela da colo a Charlie quando ele mais precisa e mantém o grupo sempre unido. Por essas e outras, Sam é minha personagem favorita.
Patrick, o meio-irmão de Sam, é excêntrico e divertido, tudo o que ele mais deseja é alcançar sua felicidade. Patrick é homossexual e mantinha um relacionamento com um dos garotos mais populares do colégio, onde somente amigos próximos de Patrick sabiam, até que um dia o pai de Brad os flagra e o relacionamento chega ao fim de uma maneira desagradável. 
Ele mantém seu bom-humor, mas por muitas vezes sente a dor da separação, o que o leva a um pequeno momento intimo e revelador com Charlie, quando ele o beija e logo depois cai em prantos. É uma das cenas mais delicadas e bem elaboradas do livro.
E Charlie, céus, Charlie é incrível, inseguro, tímido e sonhador. Enfrentou perdas terríveis na infância como a morte da sua tia Helen pela qual ele se sente culpado, e o recente suicídio de seu melhor amigo no ultimo ano do ensino fundamental. 
Quando Charlie encontra um lugar nos Desajustados ( nome que Sam da ao grupo de amigos que eles pertencem), Charlie da inicio a um processo de adequação ao grupo, onde encontra nos amigos um referencial de identificação.
Charlie se sente parte de algo novo e começa um processo de mudança por meio de autoanalise, Charlie é obrigado a se distanciar dos novos amigos por medo da solidão. É quando Charlie surta e tem que ser internado as pressas para começar novamente o tratamento contra depressão.
No fim do livro, quando Patrick e Sam vão com Charlie de carro ao túnel e ele fica em pé na parte de trás do carro, ele percebe que pode continuar a vida sem medo, pois agora ele não é mais ''invisível''.
É impossível não se emocionar com a história que o livro tenta nos mostrar, apesar de ser focado na história de Charlie, as histórias de cada um que vivem com Charlie, principalmente a de Sam, são tão importantes e crucias quanto a de Charlie, é um livro para a vida toda e para qualquer fase da vida. Nele podemos aprender um pouco mais sobre se colocar no lugar do outro, é um livro que fala de amor, amizade e família de uma forma como poucos falaram. 
E é por isso que ele foi o primeiro livro que decide resenhar, pela preciosidade que ele é, e por ele ter surtido um efeito enorme em minha vida, dando uma reviravolta nela e me trazendo uma pessoa muito especial, a qual dedico a resenha de As Vantagens de ser Invisível. E quero terminar essa delícia de resenha dizendo, amor, ao seu lado eu realmente me sinto infinita, assim como Charlie.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas