Retrospectiva 2017: Faculdade de pedagogia!

Bu, quem é vivo sempre aparece não é mesmo? Que saudade que eu estava de vir aqui bater um papinho com vocês, e o papo de hoje é um assunto que eu quero falar a muito tempo sobre, que é o curso que eu escolhi para a minha primeira graduação!

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu comecei a fazer pedagogia no primeiro semestre do ano, então em 2017 eu concluí os dois primeiros períodos da minha faculdade, num total de oito. Sim, oito longos períodos de pedagogia.

Mas Ana, como você decidiu que era isso que você queria? Bom, digamos que eu não tenha escolhido a pedagogia, e sim a pedagogia que me escolheu, sim, destino. Quando nós vamos escolher nosso curso, o que temos que fazer antes de tudo é pensar em que área nós nos damos melhor, no meu caso eu sempre tive duas certezas na minha vida, a primeira é que eu era/sou absolutamente de humanas, sem pender pro lado de exatas em nenhum momento da minha existência, rs, o que facilitou muito na hora de diminuir minhas opções de curso. A segunda certeza é que eu queria ser professora, independente do que, eu sempre quis ser professora, sempre me imaginei em sala de aula, com os meus alunos, aplicando as aulas que eu planejei, sim, um sonho, então pronto, chegamos a fase final da escolha.

Eu sempre fui apaixonada por língua portuguesa, e o blog sempre foi um dos maiores motivos para eu seguir essa área, porque eu queria aprender mais para melhorar por aqui o máximo que eu pudesse, então o que eu fiz no final do ano passado? Prestei vestibular para Letras língua portuguesa, com a segunda opção como pedagogia. Quando o resultado saiu eu realmente tinha passado para letras, mas algum tempo depois eu recebi uma ligação me comunicando que não havia fechado turma para letras, mas se eu quisesse mudar tinha fechado turma para pedagogia, bom, interpretei como um sinal divino e fui de cabeça, me matriculei para pedagogia.

Bom, em fevereiro eu comecei minha jornada dentro do universo da educação, e o que eu tenho para dizer pra vocês é, não é fácil gente, ao contrário do que eu mais ouço por aí, não é só cortar eva e cartolina, vai muito além disso.
É artigo que não acaba mais, só esse ano eu conheci no mínimo uns cinquenta pensadores/filósofos que de uma forma ou outra tem haver com a pedagogia, é tanta mente brilhante que você não da conta de acompanhar. 
São diversas atividades criativas que você tem que criar, onde você literalmente é colocado a doido e tem suas habilidades postas a prova. Prova, meu Deus, rotina de universitário não é vida, tanto que eu só consegui voltar a escrever aqui no blog pra vocês agora em dezembro, e meu último post tinha sido em maio, sim, socorro.
A rotina é uma loucura, mesmo que não valha um ponto se quer, praticamente todo dia você tem alguma atividade ou trabalho pra fazer, os trabalhos, seminários, meu Deus, quanta dor de cabeça, stress, sim, trabalho em grupo é esse carma todo que falam mesmo, as veze são oito ou dez cabeças totalmente diferentes uma da outra tentando entrar em um consenso e isso é desgastante. 

Perdi a conta de quantas eu sai da sala chorando e prometendo que não ia voltar mais, ou em casa eu desmoronava e falava que não ia mais pra faculdade. É desgastante, as provas te fazem se matar de estudar e parece nunca ser o suficiente, os trabalhos te deixam maluca, as pessoas te fazem surtar, o preço da coxinha é exorbitante e sim, tem dias que você vai querer jogar tudo pro alto e sumir. 

Não, faculdade não é um mar de rosas, pelo contrário, é um mar de espinhos, onde por mais que você se esquive você sempre acaba arranhado por todos os lados. Seja pelas semanas consecutivas de provas, pelos trabalhos onde você se mata e da sempre o seu melhor e a nota nunca é essas coisas todas, seja pelo professor que você não gosta e é o que mais te da aula, não importa o motivo, faculdade é difícil, é difícil de viver, de lidar, de continuar, e não tem essa de que um curso é mais difícil que o outro não, para todo lado que você olha você encontra alguém desesperado com alguma coisa do próprio curso.

É uma rotina puxada, cansativa, estressante, ainda mais se você cai na bobeira de pegar liderança de turma como a bonitinha aqui pegou no segundo período, ai mesmo que o stress fica dobrado, a raiva só aumenta, e você sente vontade a todo momento de mandar alguém ir pra vocês sabem aonde. 

Mas, se tem uma outra coisa que eu posso dizer para vocês é, vale a pena, sim gente, todo o esforço, dedicação, stress, raiva, no final valem a pena. Valem a pena quando você tira uma nota boa naquela prova que você podia jurar que ia ser zero, vale a pena quando você apresenta aquele trabalho em grupo que te deu uma dor de cabeça do cão e você chega chorar de emoção por ver todas as ideias saírem do papel e darem certo, quando você escuta o elogio daquela sua professora que é um carrasco, quando você sai da frente da turma depois de uma apresentação e você olha pros seus amigos e todos, sem exceção, estão com um sorriso enorme no rosto satisfeito pelo seu desempenho por eles, sim, sempre vai ter algo para fazer valer a pena, vai por mim!

Então, depois de dois longos períodos o que eu posso dizer para vocês é, eu estou aonde devia estar. Eu conheci pessoas tão incríveis que eu falo todos os dias que era pra eu conhecer, estava escrito, pessoas que me deram apoio, suporte durante todo o ano, que me ajudaram a não surtar, minhas amigas que me ajudaram a liderar aquela turma, porque não, eu não liderei sozinha, elas estiveram do meu lado todos os dias aguentando os trancos e barrancos, então sim, eu estou no curso certo, com as pessoas certas e acima de tudo, no momento certo. Levei três anos desde o final do ensino médio para iniciar em uma graduação, e nunca é tarde gente, sempre está em tempo de começar aquilo que você tanto sonha e almeja!

Então fica registrado aqui minha maior conquista desse ano, meu curso tão amado/odiado da vida, e minha gratidão por tudo e todos que essa faculdade me trouxe♥

Comentários

Postagens mais visitadas