Convivendo com hiperatividade detrusora!

Fala meus amores, tudo bom vocês? 

Hoje nós vamos conversar sobre um assunto um tanto quanto sério que a muito tempo eu queria conversar com vocês sobre. Eu resolvi falar sobre isso por aqui porque essa doença é mais comum do que vocês podem imaginar e todos estamos sujeitos a ela, muitas vezes as pessoas tem mas confundem os sinais com alguma outra coisa e não procuram ajuda, e foi exatamente o que aconteceu comigo.

A mais de um ano eu comecei a sofrer muito em relação a minha bexiga, minhas vontades de fazer xixi triplicaram, eu não podia ir a lugar algum sem saber se lá haveria banheiro ou não, porque se não tivesse eu geralmente não iria, minha bexiga deixou de avisar com antecedência sobre sua vontade de urinar e passou a ser mais impulsiva, ou eu fazia a hora que a vontade aparecia ou acabaria fazendo na roupa. No inicio eu associei esse mal ao uso de um outro remédio que eu tinha acabado de tomar, demorei a procurar um médico pois na minha visão isso iria passar, mas não foi bem assim.

Mais de um ano se passou quando as coisas ficaram realmente feias, eu me sentia uma idosa pois de noite muitas vezes não conseguia acordar para ir ao banheiro e sim, acabava urinando enquanto dormia, e não tenho vergonha alguma em dizer isso, pois existem tantas pessoas com o mesmo mal que se recusam a procurar um médico por vergonha, por acharem que já são velhas demais para fazer xixi na cama, mas isso não somos nós que escolhemos, é o nosso corpo que reage dessa forma.

Recentemente fui a um urologista pois a situação estava ficando incontrolável, tanto durante o dia quanto a noite. Conversando com o Dr. Marcus Soares de Lima ele logo disse que poderia ser hiperatividade detrusora, só precisava de um exame para confirmar, no mesmo dia fizemos o exame e não deu outra, ele tinha razão. 
Na hora apesar do susto de ter alguma coisa, eu pude sentir um alivio enorme, aquilo que tanto me incomodava tinha nome e tratamento, mas não uma cura, hiperatividade detrusora é uma doença crônica que exige tratamento pelo resto da vida. 

Ta Ana, mas afinal de contas, o que é hiperatividade detrusora? Vou explicar de uma forma bem simples pra todo mundo entender. 
Quando sentimos vontade de fazer xixi, nossa bexiga manda um sinal para o cérebro avisando de sua necessidade, o cérebro então ajusta o nosso corpo para que possamos urinar dentro do nosso tempo, ele faz com que possamos aguentar dez, vinte minutos, horas ou até esquecermos da necessidade de urinar. No caso de quem tem hiperatividade detrusora isso não acontece dessa forma, o sinal que a bexiga deveria mandar para o cérebro para na medula espinhal, fazendo com que a bexiga entenda que ela tem total liberdade para urinar na hora que ela bem entender, por isso a urgência em urinar. 

No exame que fiz, nós descobrimos também que a pressão que a parede da minha bexiga faz para urinar é muito maior do que a de alguém normal, a pressão costuma ter uma força de no máximo 40, a minha pressão chegou a 205.5, o que é muito acima do normal. 

Porque eu decidi fazer esse desabafo com vocês? Bom, também explico essa. Eu tenho 19 anos, conversar com amigos ou até mesmo com família sobre você ainda fazer xixi na cama com 19 anos pode ser muito constrangedor para muitos, então muitas vezes deixamos de procurar ajuda por vergonha do que as pessoas ao redor vão dizer, mas poxa, é sobre nossa saúde que estamos falando, não devemos nos envergonhar ou deixar pra lá, temos sim que ir atrás, ter uma doença não é vergonha nenhuma, vergonha é você não procurar ajuda por medo do que as pessoas vão falar. O Dr. Marcus me disse que isso é mais comum em gente da minha idade do que eu poderia pensar, então são jovens de 19, 20, 21 anos que sofrem do mesmo mau que eu e que você também pode sofrer, ao menor sinal procure um especialista urologista, não deixe ser tarde demais, seu corpo e sua vida agradecem, pois sim, você perde muita coisa. 

Bom, agora comecei o tratamento com um remédio e vamos testar por um mês, depois volto ao médico para discutirmos sobre como está, se precisa trocar de remédio ou de dose, vou sempre compartilhando com vocês sobre isso por aqui, vai que alguém se identifica e começa a procurar tratamento devido a esse post? Quero ver todo mundo saudável.

Para finalizar, pais e responsáveis, prestem muita atenção em suas crianças, uma pergunta que o médico me fez foi se eu tinha feito xixi na cama quando criança e até quando, eu disse que sim e até os 7 anos, e ele disse com todas as letras, não é normal criança urinar na cama até tão tarde, eu poderia estar sendo tratada desde cedo, mas pela cultura admitir como normal crianças urinarem na cama por serem crianças, acabei descobrindo bem mais tarde do que gostaria e acabei passando por situações bem constrangedoras nesse caminho, prestem muita atenção!

Sei que ficou grande mas espero que tenham lido até aqui, são informações muito importantes para todos nós, não deixem ninguém passar por isso sozinho.



Um beijo amores e até a próxima ♥


Comentários

Postagens mais visitadas