Ele é negro sim,e daí?

''Ele parece ser gentil não é mesmo?" E sim,ele é!
''Ele parece ser bem carinhoso com você'' Sim,ele também é!
''E parece que ele te ama muito'' Bom,acredito que ame.
''Mas,ele é negro''. Epa,como disse?

Essas são palavras que nunca imaginei ouvir. Uma pessoa abarrotada de qualidades,tantas que até transbordam,mas um detalhe faz com que tudo desabe.Tanta coisa me passou pela cabeça quando ouvi essas palavras e simplesmente não sabia o que dizer,só ficar pasma e encarando a pessoa que me disse tal coisa. Então quer dizer que em meio a tantas lutas,tanto sofrimento,tanta garra e coragem para enfrentar esse mundão,uma pessoa negra pode ser gentil,carinhoso,pode amar,e mesmo assim ainda vai ser julgada por ser negra? E o pior,uma pessoa considerada branca,não pode namorar uma pessoa negra?
Fico até agora procurando uma lógica em meio a tudo isso que ouvi. É como se todas as causas pelas quais os negros tem lutado todo esse tempo tivessem sido em vão,como se nada tivesse valido,e fico pensando,existem pessoas que realmente dizem que esse preconceito não existe mais,muito pelo contrário,existe e muito,e muitas vezes partem das pessoas que menos imaginamos.
Não sou negra,e não sinto todos os dias as dificuldades de enfrentar tal assunto quanto outras pessoas passam,pelas definições da sociedade sou branca,sou branca e namoro um negro,e mesmo não ter sido diretamente com ele,esse comentário preconceituoso foi dirigido a ele,porém passando por mim.Como disse,não foi comigo,mas é como se tivesse sido e não deixa de ser,afinal,ele é meu namorado,independente de cor,independente de qualquer coisa,e me senti extremamente chateada,pois em meio a tantas situações realmente preocupantes para se discutir,sério mesmo que o que choca é a cor da pele do meu namorado?
Vai chegar um dia que isso não vai ser tratado dessa forma,que pessoas independente de cor,sexo,religião,vão poder ficar junto,se amarem e serem amadas,e ninguém mais vai criticar,mas infelizmente esse dia não chegou,e esses assuntos ainda precisam ser tratados.
Isso não é um texto para mudar o mundo,é um desabafo,não de alguém que passa por isso sempre,mas de alguém que acabou de passar e garante que não é nada bom,e tem certeza que esse preconceito além de desnecessário é abominável! Quando somos crianças nos ensinam a amar,a sermos gentis,educados e a sempre fazermos o bem,e isso nunca vai estar estampado na cor da nossa pele,e sim em nossas atitudes e gestos,não existe motivo para tanta discriminação,tanta má fé e tanta falta de amor ao próximo.
Fica um apelo manso para que isso acabe,não vai ser instantaneamente,mas uma hora tem que acabar,e do fundo do meu coração,espero não ter que passar por isso novamente.Mas uma boa resposta para isso tudo,poderia ser:Ele é negro sim,e dai?Como ele sempre diz,um baita negão!O meu negão!Amor,eu te amo,isso é pra você!
Com muito amor e carinho a todos,Ana Paula Moreira Gonçalves!

Comentários

Postagens mais visitadas